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15/03/2013 | Releases

CCR NovaDutra finaliza as obras das novas pistas marginais da via Dutra na Baixada Fluminense.

A CCR NovaDutra finalizou as obras de mais um novo trecho de pistas marginais na Via Dutra, na Baixada Fluminense. Com o término desta nova etapa, a Concessionária entrega ao tráfego mais 7,9 quilômetros de novas marginais ligando os seguintes trechos:
- No sentido Rio de Janeiro, 5,6 quilômetros de extensão entre Nova Iguaçu e São João de Meriti (do km 176 ao km 170,4);
- No sentido São Paulo, 2,3 quilômetros de novas pistas marginais entre Belford Roxo e Nova Iguaçu (do km 173,8 ao km 176);
 
As novas pistas marginais possuem duas faixas de rolamento e acostamento e realizam a ligação com trechos da pista marginal já existente na rodovia.
 
As obras, iniciadas em agosto de 2010, foram entregues por etapas à medida que foram concluídas, de forma a garantir as condições de segurança e o menor transtorno possível aos usuários durante a execução dos serviços na via Dutra. Além da nova pista marginal a CCR NovaDutra construiu três novos viadutos, três novas pontes e a via ganhou quinze novos pontos de parada de ônibus.
 
O custo das obras foi de R$ 136 milhões. Dentre os principais volumes envolvidos estão a aplicação de 29.293 toneladas de asfalto, sendo 17.335 toneladas de asfalto borracha (reciclável); 410.637 m³ de movimentação de terra (terraplenagem); 190.000 m³ de troca de solo mole; 9.377 m de tubos de concreto para drenagem e 21 km de muros de contenção em terra armada e muro atirantado.
 
A ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra na Baixada Fluminense é uma das prioridades do programa de concessão da rodovia, iniciado em março de 1996. Os serviços vêm sendo desenvolvidos desde 1997 e já totalizam uma extensão de 19 quilômetros de novas pistas marginais entre as cidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, um dos segmentos de maior volume de tráfego da rodovia no trecho do Rio de Janeiro. 
 
Ficha Técnica Nova Pista Marginal (pista Rio-SP):
 
Extensão do novo trecho: 
7,9 quilômetros, sendo, 5,6 quilômetros de extensão entre Nova Iguaçu e São João de Meriti (do km 176 ao km 170,4) no sentido Rio de Janeiro 2,3 quilômetros de novas pistas marginais entre Belford Roxo e Nova Iguaçu (do km 173,8 ao km 176) no sentido São Paulo.
 
Projeto Viário: 
Construção de nova pista marginal com duas faixas de rolamento e acostamento
 
Novas Obras de Arte, OAE (Pontes e Viadutos):
 
Pista São Paulo-Rio:
Viaduto sobre a RFFSA (MRS)– km 174,63 – 91,30m de extensão, fundação com 8 tubulões a ar comrpimido ; 15 vigas pré moldadas em concreto prontendido sendo 5 de 23,50m, 5 de 24,00m e 5 de 35,60m; largura d obra 13,10m com 2 faixas de rolamento, acostamento e calçada para pedestre
 
Ponte sobre o rio da Prata Norte – km 173,99 – 127,60m de extensão, fundação com 10 tubulões a ar comrpimido ; 15 vigas pré moldadas em concreto prontendido sendo 10 de 39,40m e 5 de 40,00m; largura da obra 13,10m com 2 faixas de rolamento, acostamento e calçada para pedestre
 
Viaduto sobre a RFFSA (SUPERVIA)– km 170,82 – 142,48m de extensão, fundação com 18 tubulões a ar comrpimido ; 30 vigas pré moldadas em concreto prontendido sendo 6 de 34,80m, 12 de 27,80m e 12 de 21,00m ; largura d obra 13,200m com 2 faixas de rolamento, acostamento e calçada para pedestre
 
Ponte s/ Rio Sarapui – km 172,400 – Obra construída anteriormente e colocada em tráfego com a conclusão das obras da Marginal Norte
 
Pista Rio-São Paulo:
 
Viaduto sobre a RFFSA (MRS)– km 174,63 – 73,47m de extensão, fundação com 20 tubulões a ar comrpimido ; 18 vigas pré moldadas em concreto prontendido sendo 6 de 24,00m e 12 de 20m; largura d obra 13,20m com 2 faixas de rolamento, acostamento e calçada para pedestre
 
Ponte sobre o rio da Prata Sul – km 173,99 – 59,47m de extensão, fundação com 20 tubulões a ar comrpimido ; 21 vigas pré moldadas em concreto prontendido sendo 7  de 20,00m e 14 de 15,00m; largura da obra 14,40m com 2 faixas de rolamento, acostamento e calçada para pedestre
 
Pontos de Ônibus:
Implantação de 15 Pontos de ônibus ao longo do segmento inaugurado
 
Valor da Obra:
R$ 136 milhões
 
Principais Volumes Envolvidos:
29.293 toneladas de asfalto sendo 17335 toneladas de asfalto borracha
410.637 m³ de movimentação de terra (terraplenagem)
190.000 m³ de troca de solo mole
9.377 m de tubos de concreto para drenagem
21 km de muros de contenção em terra armada e muro atirantado
 
 
Assessoria de Comunicação da CCR NovaDutra 
 (11) 2795-2276 / (24) 3360-0900 ramal: 9675

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